17 julho 2013

Conhecendo Publicidade e Propaganda com Suelen Lima

http://www.flickr.com/photos/91954247@N06/8542387934/ (Desenho da Suelen *-*)
Olá! (Tentei um titulo menor só que não deu! kk). Todos nós temos duvidas do que "fazer para o resto da vida", ou seja, "Que faculdade/curso devo fazer?". Eu estou no segundo ano do ensino médio e não tenho certeza do que cursar (isso é meio desesperador) mas sei que é algo da área de humanas ou comunicação. Com isso, resolvi fazer uma entrevista a Suelen Lima, que está cursando Publicidade e Propaganda, é ilustradora e tem o blog Rosto de Neve.
Ilustração da Suu por mim hahaha
1- Por que você escolheu esse curso? Quando você teve certeza que era isso que você queria?
Originalmente eu queria design, porque desde sempre me interessei por artes visuais e a ida a arte digital em meados de 2001 (paint HAHAHA) só me fez ter mais vontade depois. SÓ QUE o curso era muito caro. Daí fui pra próxima coisa da lista, que era publicidade, e também tinha uns quês de design só que com muitas outras coisas junto. Achei até mais válido porque o curso abre um leque de opções bem legal pra carreiras diferentes.
2- Quando você entrou no curso, o que mudou na sua concepção sobre ele? Era o que você imaginava?
O primeiro período acho que de qualquer curso quase nunca é o que a gente imagina. É muita teoria teoria teoria e professor te ensinando COMO estudar, COMO fazer um trabalho acadêmico, etc. Então foi bem chatinho. Mas eu via as grades dos períodos seguintes e me animava.  Dito e feito a partir do segundo foi só alegria, haha
3- Tinha lido uma vez que o mercado de publicidade é difícil, salários são baixos e o trabalho é muito, devo acreditar nisso?
 Sim, e não. O mercado de qualquer área é difícil se você for estudar "só pra ser mais um", sabe? Estudar só por estudar pra passar de período no limite da nota de reprovação e nem fazer questão de prestar atenção nas aulas. O mercado é difícil sim, mas pra quem quer mesmo crescer nessa área, o reconhecimento depois é absolutamente incrível. Mesma coisa com relação aos salários, no início é claro que vai ser pouco (estágios principalmente), mas isso é você que tem que construir com o seu conhecimento pra depois quem sabe até realizar o sonho de todo publicitário, que é ter sua própria agência.  Aí não se enganem, o dinheiro entra sim hahaha
4- Para entrar em Publicidade e Propaganda, precisa mesmo saber desenhar, escrever bem e ser criativo?
Ser criativo SIM, escrever bem você aprende com as matérias (tem várias teóricas relacionadas a escrita, porque tem muito de jornalismo em publicidade também), mas desenhar não é necessariamente obrigatório, não. É um adicional bem legal pra se ter, dá pra impressionar os professores em alguns trabalhos (meu último trabalho de ética por exemplo, foi totalmente ilustrado por mim e nos garantiu uma nota maior do que se fosse só uma apresentação de slides normal), mas não é tudo também. Tem muito aluno que tem tato 0 de artes em publicidade que acaba saindo como o melhor da classe por se esforçar nos mais desgastantes e também importantes que seriam a lógica de marketing e a noção da mente do público, aliado a criatividade pra criar campanhas que façam sucesso se fossem pra rua de verdade.
5- Você já confundiu hora de trabalho com hora de lazer? (Tem até umas brincadeiras entre páginas de publicitários, eles dizem que são movidos a café para terminarem o projeto na data certa rs).
Isso aí é rotina em vida de universitário, precisa nem ser de publicidade KKKKK mas sim, isso rola bastante, porque como qualquer faculdade essa também exige muito de você (ao contrário do que muita gente pensa que cursos de comunicação é coisa de folgado. COITADOS), e as vezes é preciso abrir mão da vida social pra poder se sair bem nas notas. Se você não gosta de café, segura na mão do redbull e VAI.
6- Já houve alguma “pedra no caminho” no curso? ( Tipo matéria chata...)
Já sim, ôxi sempre tem rs. Eu não posso falar muito porque seria opinião pessoal, mas as matérias de marketing você precisa ter muito pique pra compreender tudo porque além tudo ainda tem muito mais. Haha mas como eu falei antes, é a matéria mais importante do curso praticamente, então precisa largar mão de algumas coisas pra poder ter foco.
7- Qual conselho você daria para alguém que quer começar no ramo?
Exercite MUITO a criatividade, veja filmes, veja anúncios, leia livros, visite lugares novos, registre tudo de interessante que você vir, crie uma bagagem pra você nunca sofrer (muito) com bloqueios e com desmotivação, porque o caminho não é lá muito fácil, mas a recompensa é revigorante. 
8- Quais são suas perspectivas na carreira de publicitária?
Meu maior sonho é um clichê, ter minha própria agência no futuro, onde eu atuaria como diretora de arte. Trabalhar por amor e nunca por necessidade!
Muito obrigada Suelen pela entrevista, sei que com este post, quem está pensando em seguir a área tirou algumas duvidas (inclusive eu!)

Veja um pouco das ilustração dela:
http://www.flickr.com/photos/91954247@N06/8636609825/
Ilustração para o blog Mayara SV (via)
Me lembrou Supernatural! kkkk (via)
Encontre ela por:

O que vocês querem ser quando crescerem? 
Beijos, Erica Lima

13 comentários:

  1. Que amorzinhooooooo esse post <3 <3 <3
    morri com a ilustração do início e já roubei ela pra mim HAHAHA *-*
    adorei a entrevista flor, espero que tenha ajudado mesmo!
    Qualquer coisa tamos ae!

    <3

    www.rostodeneve.com

    ResponderExcluir
  2. Aaaah que incrível! Também quero fazer publicidade e propaganda na faculdade *0* E essas dicas e esclarecimentos me ajudaram muuito!
    Beijos'
    giirlshy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista, pra ser um profissional de sucesso realmente gasta muito tempo além de ter que abrir mão da nossa vida social.
    Eu ainda estou no primeiro do ensino médio, mas acho que já sei o que vou fazer. Gosto muito de anatomia, pretendo fazer medicina, mais especificamente Oncologia.
    Adorei o post, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  4. Suh que amorzinho. Eu amo as ilustras delas e adorei saber um pouco sobre PP sz
    http://www.meusdezoitoanos.com/

    ResponderExcluir
  5. Ilustrações lindas! Tenho muito tempo pra pensar ainda no que fazer, mas ja me decidi,vou fazer ciencias da computação. Sucesso pra voce em qualquer área que escolher.

    cherry-blow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ela uma fofa mesmo, e os desenhos, que lindos *.*.
    Lara I querida-imperfeicao.blogspot.com.br //(Novo Miss Student, lembra?)

    ResponderExcluir
  7. Me identifiquei com a Suelen. Gosto de publicidade e propaganda e ilustrações.

    http://trasshygirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. ahahah seu post me ajudou muito, vou seguir essa carreira e agr tenho mais informação,vlw ^^

    http://conectadas2.blogspot.com.br/

    Visita o blog da minha amiga? pfr...
    http://laurenversace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu penso em cursar jornalismo ou publicidade *--*

    HAHA, sou uma namorada igual a Gasai Yuno também kk

    www.cupcaketaste.com

    ResponderExcluir
  10. linda amei o blog ja to seguindo te convido para dar ums passadinha la no meu bjs

    http://tatiane22almeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ain amei a entrevista, ela desenha super bemn.. lindo lindo!
    quando li o começo pensei que até era a cantora suelen lima shauhsau
    Beijos,
    Amei o blog :)
    http://fanideisi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a entrevista, as ilustrações dela são lindas.

    ResponderExcluir
  13. Estou em dúvida entre design gráfico e publicidade *o*

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo comentário leitor, ele é muito importante *---*